segunda-feira, 5 de novembro de 2007

FARSA, a bola da vez

"Farsa"

Comédias deliciosas no Teatro Ginástico

Lionel Fischer

Por muitos encarada, erroneamente, como uma subclassificação da comédia, a farsa tem poucas - se é que as possui - pretensões intelectuais e seu objetivo é o de entreter e provocar risos. Seu humor reside basicamente em atividades físicas, ritmo acelerado, violência e efeitos visuais, sendo seus alvos preferidos o casamento, a medicina, as leis e os negócios.
O presente espetáculo reúne quatro textos: "Os faladores" (Cervantes), "O urso" (Tchecov), "O médico saltador" (Molière) e "Os ciúmes de um pedestre" (Martins Pena). Em cartaz no Teatro Sesc Ginástico, "Farsa" conta com direção de Luiz Arthur Nunes e elenco formado por Bianca Byngton, Claudia Ohana, Luciana Braga, Marcos Breda, Mario Borges e Sergio Marone.
Ainda que, dos textos apresentados, "O médico saltador" seja o que mais se encaixa no gênero, o que importa ressaltar, antes de mais nada, é a ótima idéia de se reunir, em um mesmo espetáculo, quatro peças curtas deliciosas. E também destacar todos os aspectos desta produção impecável - exceção feita à cenografia do texto final, "Os ciúmes de um pedestre", que, além de entrar em choque com o restante do cenário (basicamente preservado durante toda a montagem), é de uma feiúra inacreditável.
Quanto ao espetáculo, Luiz Arthur Nunes impõe à cena uma dinâmica em perfeita sintonia com os textos, criando marcas inusitadas e muito divertidas, mantendo sempre um ritmo pulsante e estabelecendo ótimas parcerias com os intérpretes. Bianca Byngton, Claudia Ohana, Luciana Braga, Marcos Breda, Mario Borges e Sergio Marone - este último em um nível ligeiramente inferior ao dos demais - encarnam seus papéis com grande competência e retiram dos mesmos todo o potencial possível.
Ainda assim, torna-se impossível não conferir um destaque adicional a Marcos Breda e Mario Borges, ambos exibindo não apenas notáveis trabalhos vocais e corporais, mas também uma compreensão absoluta dos contextos em que atuam. Sem dúvida, duas performances marcantes, que certamente se inserem entre as melhores da temporada.
Com relação à equipe técnica, são de excelente nível as traduções de Nunes e Breda, a mesma excelência presente nos belíssimos figurinos criados por Coca Serpa. Paulo César Medeiros ilumina a cena com humor e sensibilidade, sendo inteiramente apropriadas as músicas de Alexandre Elias, as coreografias de Antonio Negreiros e o visagismo de Rose Verçosa. No tocante ao cenário, e excetuando-se o último, como já foi dito, o trabalho de Hélio Eichbauer é deslumbrante.

FARSA - Textos de Cervantes, Tchecov, Molière e Martins Pena.
Direção de Luiz Arthur Nunes.
Com Marcos Breda, Mario Borges e outros.
Teatro Sesc Ginástico. Qui. a dom., às 19h.

9 comentários:

Unknown disse...

Marcos, parabéns pela nova obra em cena. Gostaria de saber quando você vem para Sampa com "Farsa" e onde...

Muito sucesso para você e todo o elenco da obra! Que todos tenham um 2008 maravilhoso!

Um abraço...

Cla disse...

Marcos, você é um ator brilhante!!!!! adoro seus papeis principalmente o do filme Sal de prata!!!!!!!!

desejo muito sucesso e que em breve você esteja na telona do cinema!!!!!!!

Marcello Azolino disse...

Acabei de assistir a peça "Farsa"aqui em Brasilia e não posso deixar de ressaltar como Marcos Breda injeta talento e ótimo timing de comédia para essa peça um tanto boboca.Tenho que ressaltar que as quatro histórias são pouco interessantes para um elenco tão talentoso que merece destaque em especial Breda,como já dito e Bianca Byiton.Achei de mal gosto na última história o Sérgio Marone fantasiado de negro...foi extremamento ofensivo e de mau gosto.Algo que me chocou e que parece estar passando despercebido pelo público...

Unknown disse...

Assisti ontem, aqui em Goiânia, FARSA e me diverti muito... adorei tudo. Todos estiveram fantásticos, inclusive você... Gostei demais, mesmo... PARABÉNS E OBRIGADO POR TRANSMITIREM TANTA BELEZA E FELICIDADE !

Luiz de Araújo Júnior disse...

Vou assistir aqui em Americana hoje a peca e depois comentarei.
Abraços.

MAÌRA DVOREK disse...

AUGURI!!!
MERDA,MERDA,MERDA!!!
BJS

Kátia disse...

Assisti ontem a apresentação da Farsa, peça que integra a a Mostra Contemporânea do Festival de Curitiba. Valeu a pena! Quatro histórias divertidíssimas. Ótimos figurinos e música. Marcos Breda estava hilário.

Vivi_anne disse...

Marcos Breda, mil vezes parabéns!
Tive o imenso prazer de assistir à FARSA ontem no Festival de Curitiba. Toda a produção e elenco estão um veradeiro show.
Mas você... ahhh! Simplesmente fantástico!
Fiquei impressionada com sua capacidade de expressão corporal e de imersão no personagem!
Molère é divino, já pensou em fazer "Escola de Mulheres"?

Quando voltarão com a FARSA a Curitiba? Duas apresentações não bastam para a quantidade de pessoas que gostaria de assistir! : )

Como dizem no mundo teatral, desejo-te merda! ; )

paula dip disse...

Muito boa a crítica de seu espetáculo...estou louca para ver. Adorei as imagens do Youtube.
Quem sabe vc vem logo a Sampa, como desejam seus amigos e fãs paulistas...
bjs